Ramal da Alfandega (Porto)

Responder
BigDaddy
Membro
Membro
Registado: 17 mai 2011, 14:44

Ramal da Alfandega (Porto)

Mensagem por BigDaddy » 18 mai 2011, 01:45

Vou colocar a minha ultima visita que fiz ao antigo ramal da Alfandega do Porto, quando lá fui nem sabia que era um caminho de ferro abandonado, apenas descobri porque vi um túnel ao longe na Ponte D. Luís e decidi ir explorar, até pensei que fosse uma estrada

Mais tarde com alguma pesquisa, vim a descobrir que o que tinha visitado era o Ramal da Alfandega, um pequeno percurso de caminhos de ferro da CP que ligava a Alfandega (Ribeira) a Campanhã, tem 3 túneis sendo um deles com mais de 1km, o que visitei foi o de 80m e do 23m(visível nas fotos), pois não sabia que tinha o de 1km, mais abaixo, mas creio que tem a entrada tapada

Peço desculpa, mas isto é um copy paste dum outro fórum, mas vamos ao que interessa (as fotos)

Mal chego acima das escadas olho para trás e é isto que vejo, a ponte do Infante com a D. Luís ao fundo, a hora a que fui, deu para tirar umas fotos razoáveis, sol fraco, luz pouco intensa mas muito quente, do lado direito aparece um outro tunel, mas não é aquele que eu tinha visto, decidi seguir para o lado oposto em direcção ao outro tunel

Imagem

Antes da ponte D. Maria estavam umas casas habitadas

Imagem
Imagem

Os caminhos de ferro, já não são usados à cerca de 30 anos, parte da culpa do governo espanhol e depois o português que disse não conseguir assegurar a sua manutenção

Imagem

Uma junta do sistema de saneamento ou da rede de abastecimento de águas, não sei bem mas parece ser de águas, pois tenho ideia que os esgotos são em cimento

Imagem

Um edifício agora em ruínas, dá ideia de ter sido algo de interesse

Imagem

Acima dele está agora a nova linha e onde passam bastantes comboios

Imagem

A vista para o lado de lá do rio

Imagem

As escadas que eu tive de subir escarpa acima, uns bons 15/20 metros de altura que subi por estes calhaus

Imagem

Imagem

Estas árvores, a sua raíz é lá em baixo na estrada

Imagem

Uma fonte onde estava sempre a cair água

Imagem

O tubo em direcção ao primeiro túnel que eu avistei quando cheguei à linha, no entanto estava a dirigir-me para o sentido oposto

Imagem

Nunca me cansava da vista

Imagem

Isto é um tunel mas que vai dar à parte de cima, junto à linha de comboio nova, e julgo eu às Fontainhas (passeio)

Imagem

Um quintal duma casa construída na antiga linha para o lado de fora

Imagem

Aquelas duas coisas brancas que mal se nota na foto são de facto duas galinhas empoleiradas na laranjeira

Imagem

Cada vez mais perto do túnel

Imagem

O Sol já a pôr-se

Imagem

Finalmente cheguei ao tunel

Imagem

Daqui ainda não dava para ver se era muito extenso ou não

Imagem

Um olhar sobre a base de um pilar da ponte D. Maria, agora acho que desabilitada

Imagem

Afinal o tunel não era assim muito extenso, uns 80m, o interior estava muito varrido, a faltar já os carris e estava muito limpo e a terra muito assente, não tinha mato nem lixo

Imagem
Imagem
Imagem

Isto era o que estava para lá do túnel, não avançamos mais porque avistámos um miúdo com má pinta e embora ele tenha fugido decidimos ir e também o sol já lá tinha ido

Imagem

Estas já foram tiradas cá em baixo na estrada

Imagem

Como podem ver tenho uma grande limitação em termos fotográficos, quer minha quer do aparelho (telemóvel...) senão as fotos poderiam ser melhorzitas

Responder