Hotel da Serra da Pena [Centro - Portugal]

Responder
luimio
Administrador do Site
Administrador do Site
Registado: 08 abr 2009, 02:44

Hotel da Serra da Pena [Centro - Portugal]

Mensagem por luimio » 23 jun 2010, 05:57

O Hotel Serra da Pena situa-se na freguesia da Sortelha, no concelho do Sabugal.

Originalmente pertenceu a um conde espanhol, Don Rodrigo, mas no início do século XX ficou conhecida como Termas de Água de Radium. As suas águas tinham um grau de radioactividade bastante elevado. Talvez esta particularidade tenha atraído Maria Curie, física francesa que recebeu o prémio Nobel por descobrir os efeitos da radiação. Com os seus efeitos medicinais eram engarrafadas e exportavam-se para a Europa no início do referido século.

Don Rodrigo deverá ter abandonado as termas mais tarde. Em 1929, a exploração termal é arrendada à empresa Sociedade Águas Radium Lda, por contrato até 1940. Esta sociedade introduz outro tipo de tratamentos para além dos de balneoterapia, como seja a aplicação de lamas, compressas eléctricas radioactivas e a “studa chair” para lavagem do cólon. Em 1940, terminado o contrato de arrendamento, a concessão continua nas mãos dos herdeiros Enrique Gosalez Fuentes.

O complexo termal foi leiloado em Lisboa, e posteriormente comprado por Ramiro Lopes, com a intenção de transformar o local num hotel de luxo. Em 2000, Ramiro Lopes vendeu a propriedade ao seu irmão, com o projecto de construir, numa primeira fase, um hotel de luxo (a partir das actuais ruínas) com campo de golfe e piscinas, e numa segunda fase seria trabalhada a parte termal.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

https://sites.google.com/site/faceocult ... -de-radium
Imagem

marciosilva
Moderador
Moderador
Registado: 03 jan 2011, 19:44
Contacto:

Re: Hotel da Serra da Pena [Centro - Portugal]

Mensagem por marciosilva » 07 fev 2011, 09:28

A minha pequena contribuição para este tópico, com as fotos que tirei ontem :D

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Colocarei mais assim que tiver tempo :D
Antes de iniciarem ou responderem a um tópico, por favor, consultem as Regras. Obrigado.

Imagem

Alexandre
VIP
VIP
Registado: 21 fev 2010, 23:15

Mensagem por Alexandre » 07 fev 2011, 15:29

marciosilva Escreveu:A minha pequena contribuição para este tópico, com as fotos que tirei ontem :D
marcio, achas bem colocar estas fotos?!?!? eu não acho nada bem :lol: Tenho uma curiosidade enorme por esse local. Isso indo de Lx é uma viagem para quantos kms (ir e vir)?
O tempo ontem esteve formidável, não andei de moto para ir fotografar o Convento de Setubal e o resultado foi ser "catado". Mais pormenores no tópico sobre esse convento criado pelo MandaVir
Cumprimentos e larguras,
alexandre

fidalgo
VIP
VIP
Registado: 28 jun 2010, 18:55

Mensagem por fidalgo » 07 fev 2011, 19:50

Imagem lindíssimo

Como é que estão os interiores? Dá para circular por dentro?

Carlos Caria
VIP
VIP
Registado: 15 jan 2011, 14:43

Mensagem por Carlos Caria » 07 fev 2011, 21:05

Belo edifíco, já por lá passei vai para mais de 20 anos e estava muito degradado.
Fica na Beira Alta, creio que perto de Caria e Sortelha, e da Malhada Sorda.
Vale a pena a visita, em especial para mim que gosto de tudo o que é coleccionismo de termas, garrafas e copos das mesmas.
Abraço
Carlos Caria

marciosilva
Moderador
Moderador
Registado: 03 jan 2011, 19:44
Contacto:

Mensagem por marciosilva » 07 fev 2011, 23:08

Alexandre Escreveu:
marciosilva Escreveu:A minha pequena contribuição para este tópico, com as fotos que tirei ontem :D
marcio, achas bem colocar estas fotos?!?!? eu não acho nada bem :lol: Tenho uma curiosidade enorme por esse local. Isso indo de Lx é uma viagem para quantos kms (ir e vir)?
O tempo ontem esteve formidável, não andei de moto para ir fotografar o Convento de Setubal e o resultado foi ser "catado". Mais pormenores no tópico sobre esse convento criado pelo MandaVir
Aproximadamente 300 Km ida + 300 Km volta :D

Dá para circular lá por dentro com algumas limitações e cuidados: temos que contornar os edifícios por uma rampa e entrar pela lateral para aceder ao edifício da primeira foto. O terraço na última foto é porreiro para algumas fotos de paisagem, mas aquelas portas e janelas para o interior não levam a lado nenhum. Lá dentro naquele piso é só entulho e não tem nada por descobrir. Tem sim, se descermos pelas escadas logo ao entrar, quem vai pela tal rampa que falei, e dá para descer ao nível da janela na 2a foto.

Dá para explorar, há muito para ver, mas não conseguimos ir aos pisos superiores.
Antes de iniciarem ou responderem a um tópico, por favor, consultem as Regras. Obrigado.

Imagem

Ruin'arte
Membro
Membro
Registado: 18 jul 2010, 20:21

Mensagem por Ruin'arte » 14 out 2011, 15:24

Excelente descrição ... o Ruin'Arte também por lá passou... http://ruinarte.blogspot.com/2010/08/o- ... as-de.html

fkefctry
Membro
Membro
Registado: 31 jan 2013, 13:59

Mensagem por fkefctry » 31 jan 2013, 15:35

fui lá recentemente:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

carpinteirolx
Membro
Membro
Registado: 26 jan 2013, 10:35

Mensagem por carpinteirolx » 22 abr 2013, 00:56

No belo dia de primavera que hoje esteve, fui gastar gasóleo para estas bandas.
já ia com ela fisgada a este local... :geek:
...mas parece que escolhi um dia em que decorria no local algum evento, talvez caçada?... não sei ao certo, mas que havia muita gente lá perto havia. o acesso a partir da estrada entupido com viaturas. dai não me ter aproximado. contudo ai fica uma contribuição.

Imagem

The_Vortex
Membro
Membro
Registado: 27 jan 2014, 23:16

Mensagem por The_Vortex » 20 mar 2014, 11:24

alguém me consegue dizer as coordenadas do local?!

andei a procura pelo google maps mas nao o consigo encontrar!

Responder