Termas do Cró - Sabugal

Responder
Carlos Caria
VIP
VIP
Registado: 15 jan 2011, 14:43

Termas do Cró - Sabugal

Mensagem por Carlos Caria » 20 set 2011, 22:37

Olá a todos,
Embora a reportagem seja já de Agosto, só agora tive um tempo livre para carregar algumas fotos de férias, que tirei nas Termas do Cró no Concelho do Sabugal.
Tal como muitas termas do nosso país, estas estiveram abandonadas muitos anos, e foram em 2011 recuperadas com a inauguração de um novo balneário, sem que no entanto a Camara Municipal tivesse deitado abaixo as antigas instalações antes pelo contrário decidiu preservar as suas paredes.
O conjunto termal antigo está fantástico, e a antiga aldeia cujas casas se vê na ultima foto depois de passar uma pequena ponte sob o Rio Coa, carecem de mais tempo para nova incursão de exploração pois também foram abandonadas e devem conter muitos segredos.
Um pouco de história:
As Termas do Cró estão situadas entre as freguesias da Rapoula do Côa e do Seixo do Côa, a 15 km do Sabugal. Existem indícios da utilização das águas medicinais que apontam para uma possível presença romana no local, mas a referência mais antiga ao Cró é de 1726, da autoria de Francisco F. Henrique, que já falava dos notáveis efeitos curativos dos banhos. Os primeiros exames das águas terão sido efectuados na Academia Politécnica do Porto, em 1891.
Em 1909, Ivens Ferrás, tentou implementar o primeiro projecto sério de reestruturação e exploração. Em 1935, construiu-se o balneário que foi marcante durante várias décadas, mas devido a vários factores foi posteriormente totalmente vandalizado.

O Município do Sabugal adquiriu o local em 1980, e iniciou uma nova era de reabilitação e dinamização, com um contrato de concessão de exploração assinado em 28/03/2001 e as indicações terapêuticas publicadas, ao abrigo do Des. conjunto nº 50/2003.
Este meu interesse pelas termas tem a ver com a minha colecção de copos de agua termal, sendo que destas termas possuo dois exemplares.
Espero que gostem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Abraço amizade
Carlos Caria

Carlos Caria
VIP
VIP

Re: Termas do Cró - Sabugal

Mensagem por Carlos Caria » 20 set 2011, 22:58

Mais algumas fotos do conjunto das ruinas.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Abraço amizade
Carlos Caria

Omnio
Moderador
Moderador
Registado: 30 jun 2011, 22:06
Contacto:

Mensagem por Omnio » 20 set 2011, 23:44

Muito boas fotos Carlos!
Mais um lugar para a lista, caso algum dia passe por perto!

Abraço

Alexandre
VIP
VIP
Registado: 21 fev 2010, 23:15

Mensagem por Alexandre » 21 set 2011, 17:01

Fotos muito boas!
Carlos, obrigado pela partilha ;)
Cumprimentos e larguras,
alexandre

JMar
Membro
Membro
Registado: 20 out 2011, 17:06

Mensagem por JMar » 21 out 2011, 11:57

O meu contributo 8-)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por JMar em 21 out 2011, 15:37, editado 5 vezes no total.
Até já
J.

JMar
Membro
Membro

Mensagem por JMar » 21 out 2011, 11:58

[quote="JMar"]O meu contributo 8-)

Já está!
Última edição por JMar em 21 out 2011, 15:39, editado 1 vez no total.
Até já
J.

Omnio
Moderador
Moderador
Contacto:

Mensagem por Omnio » 21 out 2011, 12:07

Arranjado Joana.

Tens de fazer o seguinte... quando estiveres a escrever tens por cima da caixa de texto vários "botões". Para meteres a imagem carregas no "botão" que diz "Img" e colocas o link da imagem no meio.

Obrigado pela partilha!

Cumprimentos

JMar
Membro
Membro

Mensagem por JMar » 21 out 2011, 12:19

Mas ficaram mínimas!! :cry:

Aquele post vai desaparecer e vou colocá-las de novo, em GRANDE!! OR NOT

Obrigada!

Ah, mas há outra coisa... no site do image, aparecem vários links! Escolho algum de preferência ou serve um qualquer?

OBRIGADA, mais uma vez!
Última edição por JMar em 21 out 2011, 12:34, editado 1 vez no total.
Até já
J.

Omnio
Moderador
Moderador
Contacto:

Mensagem por Omnio » 21 out 2011, 12:28

JMar Escreveu:Mas ficaram mínimas!! :cry:

Aquele post vai desaparecer e vou colocá-las de novo, em GRANDE!!

Obrigada!

Ah, mas há outra coisa... no site do image, aparecem vários links! Escolho algum de preferência ou serve um qualquer?
Eu não uso o imageshack porque nunca gostei desse site. Não me recordo das opções que tinha, mas se nesses links tiveres alguma que diga algo do genero "link directo para a imagem" usa esse.

No entanto aproveito para aconselhar o photobucket.com. É gratis e podes separar as imagens por albums. Além disso dá-te o link directo para as meteres nos foruns.

Cumprimentos

Carlos Caria
VIP
VIP

Mensagem por Carlos Caria » 21 out 2011, 17:30

Olá Joana,
Belo contributo ao tópico.
As tuas imagens são um espectáculo, pois estas termas com as suas ruinas prestam-se a isso.
Eu usei o Photobucket reduzido a 1000, para as minhas imagens, e ficaram aceitáveis, a máquina é que é o que é.
Estou disponivel para lá voltar um dia, embora sempre sejam 4 horas de carro de Lisboa.
Deixo aqui a todos uma peça rara destas termas, ( copo de agua termal ) que é um dos temas preferidos das minhas colecções. Peça dos anos 50 do Séc. passado.
Imagem
Abraço amizade
Carlos Caria

Responder