Ajuda Técnica

Local para temas gerais de fotografia e não só de locais abandonados e esquecidos.
Scarlet
VIP
VIP
Registado: terça set 07, 2010 12:02

Re: Ajuda Técnica

Mensagem por Scarlet » sexta jun 01, 2012 10:39

MiguelAngeloPhoto Escreveu:Um bom exemplo, gostava de ter uma Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM mas não tenho cerca de 950€ para gastar numa objectiva =/
Ois,
Quando comecei à procura de uma objectiva grande angular fiquei na duvida entre a Canon 10-22 e a Sigma 10-20. Depois de ter lido vários artigos que falavam negativamente da Canon decidi ir para a Sigma e digo-te que não me arrependi nada. Para já, na Canon tens o f variável enquanto na Sigma tens f3.5 tanto nos 10mm como nos 20mm. Depois a Sigma era mais barata. Também tens a Tamron. Um colega meu comprou uma Tamron grande angular e ficou satisfeito com ela.

A vantagem da 18-200 (que na realidade é 29-320mm por causa de não teres sensore full frame) é que é versátil e tem estabilizador de imagem (dá muito jeito mas cuidado porque gasta muita bateria).
O que considero desvantagem é a limitação do f5.6.
Espreita este artigo: http://www.dpreview.com/lensreviews/can ... 6_is_c16/4
Cada vez que tenho dúvidas em alguma coisa gosto sempre de espreitar o dpreview.com.

Espero que ajude. :)
"Urbexers Against Vandalism"

kes_oner
Membro
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 22:47

Mensagem por kes_oner » segunda jun 04, 2012 16:24

Scarlet Escreveu:
MiguelAngeloPhoto Escreveu:Um bom exemplo, gostava de ter uma Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM mas não tenho cerca de 950€ para gastar numa objectiva =/
Ois,
Quando comecei à procura de uma objectiva grande angular fiquei na duvida entre a Canon 10-22 e a Sigma 10-20. Depois de ter lido vários artigos que falavam negativamente da Canon decidi ir para a Sigma e digo-te que não me arrependi nada. Para já, na Canon tens o f variável enquanto na Sigma tens f3.5 tanto nos 10mm como nos 20mm. Depois a Sigma era mais barata. Também tens a Tamron. Um colega meu comprou uma Tamron grande angular e ficou satisfeito com ela.

A vantagem da 18-200 (que na realidade é 29-320mm por causa de não teres sensore full frame) é que é versátil e tem estabilizador de imagem (dá muito jeito mas cuidado porque gasta muita bateria).
O que considero desvantagem é a limitação do f5.6.
Espreita este artigo: http://www.dpreview.com/lensreviews/can ... 6_is_c16/4
Cada vez que tenho dúvidas em alguma coisa gosto sempre de espreitar o dpreview.com.

Espero que ajude. :)
Eu não diria melhor =)

No entanto deixo a minha "posta de pescada"...
Vai ás compras e procura lentes fixas 24mm e um f2.8. tens inumeras marcas e baratas... e para mim são sempre melhores que as lentes comuns.
Qualquer lente multi coated antiga vale 300x mais que as 18-200 de agora.

Exemplo: A unica maquina digital que tenho é uma Nikon D60. as lentes que vinham no kit, vendi tudo no ebay. Com esse dinheiro comprei adaptadores (hasselblad, Olympus e rosca m42) e uso-a com as lentes a serio que tenho aqui das clássicas. Qualidade é soberba....

Tu com uma canon ainda é mais barato os adaptadores já com sendor e tudo. Perdes é o auto focus... mas estas tecnologias é tudo mto bonito mas é para meninos hheeheh :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Compras uma lente m42 para aí uma Carl Zeiss Jena 50mm ou 28mm e o o adaptador para canon não gastas mais de 50eur e brincas um bocado.... não te vais arrepender certamente =)

Mas.......... just my two cents! 8-)

MiguelAngeloPhoto
Membro
Membro
Registado: quarta abr 25, 2012 17:39

Mensagem por MiguelAngeloPhoto » domingo jun 17, 2012 01:40

Visto que tenho uma panca por máquinas antigas, gosto muito dessa ideia kes_oner. Não troco as minhas objectivas porque para fotografia urbana e às pessoas na rua o auto-focus dá muito jeito mas gostaria de experimentar isso.

Tenho aqui uma Canon AL-1 comprada em Nova Iorque na lua de mel dos meus pais que tem uma lente 50mm 1:1.8. Provavelmente seria um bom começo.
A cena é que estive a informar-me agora mesmo sobre isso e dizem que não é uma solução lá muito boa. As fotografias perdem nitidez (principalmente a 1.8) e tem um corte muito grande (de 50 passa para ai a 100 na minha 550D).

Que dizes? E se souberes qual é o adaptador agradecia =P

Qualquer das maneiras, estou mesmo a pensar em comprar uma 55-200 ou a 75-300 mas fiquei seriamente a pensar se não valeria apena investir numa 18-200 e vender a outra. Opinem =D
Siga-me em deviantART | Facebook

kes_oner
Membro
Membro

Mensagem por kes_oner » quarta jun 27, 2012 00:49

MiguelAngeloPhoto Escreveu:Visto que tenho uma panca por máquinas antigas, gosto muito dessa ideia kes_oner. Não troco as minhas objectivas porque para fotografia urbana e às pessoas na rua o auto-focus dá muito jeito mas gostaria de experimentar isso.

Tenho aqui uma Canon AL-1 comprada em Nova Iorque na lua de mel dos meus pais que tem uma lente 50mm 1:1.8. Provavelmente seria um bom começo.
A cena é que estive a informar-me agora mesmo sobre isso e dizem que não é uma solução lá muito boa. As fotografias perdem nitidez (principalmente a 1.8) e tem um corte muito grande (de 50 passa para ai a 100 na minha 550D).

Qualquer das maneiras, estou mesmo a pensar em comprar uma 55-200 ou a 75-300 mas fiquei seriamente a pensar se não valeria apena investir numa 18-200 e vender a outra. Opinem =D
Tens aí uma maquina com piada =)
aprende aqui umas coisas novas... ficas a perceber muita coisa nova e conhecimentos para a tua digital.
http://www.cameramanuals.org/canon_pdf/canon_al-1.pdf

Agora, em relacao ao que te disseram... uma palavra: Errado! :mrgreen: :mrgreen:
Essa lente 50mm 1.8 vale mais que o plático 18-55 lol
Isso da nitidez...lol... é assim... um f stop mais baixo significa que a lente "abre mais", por outras palavras é mais luminosas e trocando por miudos... em casos de fraca luminosidade consegues recorrer a velocidades de obturacao mais altas, minimizando o uso de tripé ou flash.
Um f stop 1.8 significa também mais facilidade a fazer um "bokeh". Esta tecnica é um desfoque maior na imagem de fundo, trazendo o sujeito ou objecto principal na foto para um maior realce. ou seja a profundidade de campo é menor ;)
Nada tem a ver com nitidez... apenas como queres a foto.

Podes aprender aqui qualquer coisa sobre isso.
http://en.wikipedia.org/wiki/F-number
Com a tua lente o teu fstop é no minimo 3.5 com a distancia focal minima de 18mm e minimo de 5.6 na sua distancia focal maxima 55mm.

Em relaçao ao que te disseram que na tua passa para 100mm.... novamente errado.
Uma coisa é um adaptador... outra é um anel duplicador ;)

Essa lente é uma Canon FD mount...vais precisar disto:
http://www.ebay.co.uk/itm/AF-Confirm-Ch ... 4485wt_956
Já tem chip para confirmaçao de foco e lente para corrigir o foco ao infinito...
Isto vai fazer com que a distancia focal seja ligeiramente aumentada...mas tipo 55mm no maximo dos maximos 60mm... e já fico muito desconfiado hehe

Fotografia de rua... foco manual ou automatico? ... nunca notei mesmo nada.. eu só uso a minha d60 e com foco automatico quando vou a andar de mota e quero uns disparos rapidos em passeio com amigos ou em situaçoes algo semelhantes.
Nem tudo o que faço é fotografia de rua... mas podes acompnhar aqui um foco manual em diversas maquinas :mrgreen: :mrgreen:
www.flickr.com/photos/kesoner

Eu nao sou adepto de lentes de distancias focais moveis.. so gosto de fixas prime =) Qualidade acima de tudo hehe
Eu na minha d60 tinha a 55mm-200mm nunca usei... e agora pouco uso a normal so a uso com lentes antigas variadas.
Eu ia ver uma lente 18-100 ou 18-135 porreira e vendes essa que tens. E como gostas de sitios abandonados e tal o que faz muita falta é uma wide angle... por isso compravas uma 24mm ou 28mm fixa com um bom f stop.

O mais importante disto tudo...e a reter... se quiseres vender essa AL-1 posso estar interessado 8-)
Sempre bom mais uma para a vitrine e para uns photowalks analogicos.

wermworm
Membro
Membro
Registado: quinta jun 14, 2012 16:31

Mensagem por wermworm » quarta jun 27, 2012 14:17

kes_oner Escreveu: Tens aí uma maquina com piada =)
aprende aqui umas coisas novas... ficas a perceber muita coisa nova e conhecimentos para a tua digital.

Agora, em relacao ao que te disseram... uma palavra: Errado! :mrgreen: :mrgreen:
Isso da nitidez...lol... é assim... um f stop mais baixo significa que a lente "abre mais", por outras palavras é mais luminosas e trocando por miudos... em casos de fraca luminosidade consegues recorrer a velocidades de obturacao mais altas, minimizando o uso de tripé ou flash.
Um f stop 1.8 significa também mais facilidade a fazer um "bokeh". Esta tecnica é um desfoque maior na imagem de fundo, trazendo o sujeito ou objecto principal na foto para um maior realce. ou seja a profundidade de campo é menor ;)

Com a tua lente o teu fstop é no minimo 3.5 com a distancia focal minima de 18mm e minimo de 5.6 na sua distancia focal maxima 55mm.

Já tem chip para confirmaçao de foco e lente para corrigir o foco ao infinito...
Isto vai fazer com que a distancia focal seja ligeiramente aumentada...mas tipo 55mm no maximo dos maximos 60mm... e já fico muito desconfiado hehe

Fotografia de rua... foco manual ou automatico? ... nunca notei mesmo nada.. eu só uso a minha d60 e com foco automatico quando vou a andar de mota e quero uns disparos rapidos em passeio com amigos ou em situaçoes algo semelhantes.
Nem tudo o que faço é fotografia de rua... mas podes acompnhar aqui um foco manual em diversas maquinas :mrgreen: :mrgreen:
http://www.flickr.com/photos/kesoner

Eu nao sou adepto de lentes de distancias focais moveis.. so gosto de fixas prime =) Qualidade acima de tudo hehe
Eu na minha d60 tinha a 55mm-200mm nunca usei... e agora pouco uso a normal so a uso com lentes antigas variadas.
Eu ia ver uma lente 18-100 ou 18-135 porreira e vendes essa que tens. E como gostas de sitios abandonados e tal o que faz muita falta é uma wide angle... por isso compravas uma 24mm ou 28mm fixa com um bom f stop.

O mais importante disto tudo...e a reter... se quiseres vender essa AL-1 posso estar interessado 8-)

Ia dizer que na minha opinião/ideia (e posso estar errado) será preferivel ter uma lenta "fixa" só 50mm ou só 135mm etc do que ter uma 55-200mm por exemplo. Agora também interessa o quanto queres gastar e o valor que dá à fotografia claro. teres uma 18-200mm se calhar fica-te mais barato e tens apenas 1 lente. e quando queres aproximar ou afastar ficas sempre no mesmo sitio. com lentes "fixas" terias que ter 3 ou 4 e se quiseres aproximar tens mesmo que te aproximar literalmente. Normalmente com as fixas também tens um f menor e nas de zoom o f aumenta.
mas posso estar errado!

MiguelAngeloPhoto
Membro
Membro

Mensagem por MiguelAngeloPhoto » quinta jun 28, 2012 23:16

kes_oner Escreveu:
MiguelAngeloPhoto Escreveu:Visto que tenho uma panca por máquinas antigas, gosto muito dessa ideia kes_oner. Não troco as minhas objectivas porque para fotografia urbana e às pessoas na rua o auto-focus dá muito jeito mas gostaria de experimentar isso.

Tens aí uma maquina com piada =)

http://www.flickr.com/photos/kesoner

Reparei ontem que a lente está a ganhar fungo ou que raios é aquilo =X Será que dá para reparar e vale a pena (se é demasiado caro)? É que já ouvi dizer que não se pode reparar porque assim que se abre uma objectiva, já não há nada a fazer.
Esse catálogo é brutal. Por acaso ainda tenho alguma papelada da máquina mas não tinha esse, obrigado =D

Estou a ver que vou mas é tentar arranjar uma objectiva dessas para fazer macros, pelo menos devem ser mais baratas que as canon para esse efeito.

Tenho que tentar arranjar esse adaptador em Portugal numa loja de máquinas velhas a ver se me fica mais barato.

Fotografia de rua como a que ando a tirar agora (http://miguelangelophoto.deviantart.com/) dá muito jeito o foco automático e uma objectiva com um zoom como o que ando à procura visto que não quero dá muito jeito tirar fotos a pessoas mesmo na fronha delas xD

No que toca ao teu trabalho, só tenho uma coisa a dizer. Regista-te no deviantART e coloca as fotografias no meu grupo (APortuguesa)!!! xD

Tu e o wermworm toda a razão no que dizem mas acho que só ficarei contente quando tiver uma objectiva para macro, uma grande angular e uma tele/zoom. Acho que só assim satisfaço as minhas necessidades para os diferentes tipo de fotografia que gosto de fazer =P

Não vendo esta porque está avariada (e quero ver se a consigo arranjar) e foi comprada pelos meus pais em Nova Iorque na sua lua de mel se não estou enganado. Esta e mais uma máquina do meu avô que desapareceu são as raízes da minha panca por fotografia e dessas nunca abdicaria. Mas queria começar a fazer colecção e venda de máquinas e sei de umas lojas se quiseres adquirir mais material do género.

Obrigado pela ajuda e paciência :D

jgilalmeida
Membro
Membro
Registado: quarta mai 04, 2011 11:49

Mensagem por jgilalmeida » terça jul 03, 2012 16:54

Boas!

Podes mandar limpar a objectiva e quanto mais cedo melhor! Se deixares passar muito tempo os fungos começarão a atacar o fluoretado e então é que já não há nada a fazer.

Aconselho o

Leonel Verdasca
C. C. Columbia, 1º andar
Rua Júlio Dinis (em frente ao Campo Pequeno; é a rua do C. C. Apolo 70)
Lisboa

Este fotomecânico também vende material em 2ª mão com garantia. Já o conheço há mais de 25 anos.

MiguelAngeloPhoto
Membro
Membro

Mensagem por MiguelAngeloPhoto » terça jul 03, 2012 19:03

Agradeço a sugestão mas depois de ver comentários sobre o seu trabalho (http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=44345.0), prefiro os serviços de outras pessoas.

kes_oner
Membro
Membro

Mensagem por kes_oner » sexta jul 06, 2012 15:47

MiguelAngeloPhoto Escreveu:Agradeço a sugestão mas depois de ver comentários sobre o seu trabalho (http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=44345.0), prefiro os serviços de outras pessoas.
LOL não acredites em tudo o que les na internet.. a começar pelo forumfotografia...
Eu tenho lá deixado o meu lindo material hasselblad que não é assim tão pouco e tenho vindo de lá muito satisfeito. A única coisa que até posso ficar menos satisfeito é no tempo que por vezes demora... mas acredito que tenha sido problema meu quando inocentemente disse que até nem tinha muita pressa. :mrgreen: :mrgreen:

Foi-te bem recomendado e faço das palavras do jgilalmeida as minhas.
Tens outras opções por Lisboa, pese embora eu não conheço o serviço, mas todos têm historias.

Seja em fotografia, seja em carros seja numa bimby... vais sempre ver pessoas a dizer bem e mal... enfim.. gregos e troianos nunca se deram bem ne? ;)

censurado
Membro
Membro
Registado: segunda set 19, 2011 19:57

Mensagem por censurado » domingo jul 08, 2012 17:35

Se queres uma boa lente esquece essas com aberturas pequenas e variáveis ao longo do zoom. O ideal é, como já disseram, lentes fixas prime, mas assim tinhas que comprar várias lentes e andar sempre a trocá-las. Com 400€ talvez já consigas uma Canon 70-200 f4L usada, é uma questão de procurares. Eu tenho uma Tamron 70-200 f2.8 que poderei vender, mas por valores acima desse. Depois juntas uma 17-55 f2.8, por exemplo, e já ficas muito bem servido.

Responder