8ª Bataria do Regimento Artilharia de Costa - Albarquel

Responder
Avatar do Utilizador
JoãoKadosch
VIP
VIP
Mensagens: 310
Registado: 26 mar 2014, 20:58
Localização: Palmela ; Lisboa

8ª Bataria do Regimento Artilharia de Costa - Albarquel

Mensagem por JoãoKadosch »

Mais uma Bataria visitada, desta feita a de Albarquel.

Este era o 8º reduto de defesa da costa marítima portuguesa.

Situada já na margem do rio Sado, tinha a missão de proteger o estuário do Sado.

Equipada com 3 peças Krupp de 150mm de curto alcance, era reforçada pelas Bataria do Casalinho e do Moinho da Desgraça, ambas em Setúbal, serviam como posto de comando e observação da Bataria de Albarquel, tendo sido desactivadas, entre os anos 50/60, por isso não constam como Batarias do RAC.

Consta-se que estas Batarias teriam sido equipadas com 6 peças Krupp de 280 mm, cujo alcance das mesmas, chegava a, cerca de, 50 km, não se encontrando, actualmente, lá nenhuma (em breve conto passar por lá para fotografar).

Uma curiosidade:
A alcunha de todos os artilheiros da 8ª Bataria de Albarquel eram ...as "Toupeiras", precisamente porque a vida militar fazia-se toda debaixo do chão nos tuneis de acesso ás peças; as casernas, ao bar, ao refeitório..etc?!

Outra curiosidade:
Em Albarquel existia (não sei se ainda existe) um tunel com um raro elevador/passadeira de munições, em madeira com alças de aço e cabedal, que em 1985 era práticamente o unico na Península Ibérica. A manutenção do mesmo era efectuada com oleo queimado, encerado, e com duas pessoas demorava mais ou menos uma semana de manutenção.

A energia era fornecida por um gerador a gasoleo "Lister", dáva-se á manivela e normalmente, só pegava á 2ª tentativa (faziam-se apostas) e o barulho da geradora ecoando pelos tuneis, muitas vezes competia com o barulho das peças.

Outro facto curioso é o de, todos aqueles que passaram pelo RAC já fazerem parte da história da Artilharia de Costa Portuguesa.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Responder