Hotel Foz da Sertã

Responder
Catarina Miranda
Membro
Membro
Mensagens: 56
Registado: 23 fev 2015, 20:45

Hotel Foz da Sertã

Mensagem por Catarina Miranda »

Boa noite!
Vi por aqui algumas abordagens ao local, mas nenhuns registos fotográficos, por isso cá vai!

Antes de mais, uma breve introdução, para contextualizar, apesar de, para muitos, dispensar apresentações ;)


O Hotel da Foz, na freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, foi em tempos o único hotel termal do concelho. Foi mandado construir nesse local pelo empresário Júlio Martins, pela existência de fontes de águas termais. O hotel chegou a ser muito procurado, e as suas águas muito bem referenciadas.

Foi Júlio Martins quem construiu o hotel termal junto de uma já existente fonte de águas medicinais. O autor da obra terá conseguido juntar dinheiro negociando terrenos junto ao rio, recebendo indemnizações dos terrenos alagados pela albufeira da barragem de Castelo do Bode, por volta do ano de 1959. A recepção do hotel era feita num pequeno edifício denominado “Casa da Água da Foz da Sertã”, junto à ponte do Vale da Ursa, sobre o rio Zêzere. Para darem entrada no hotel, os clientes teriam que, posteriormente, atravessar o rio de barco.

Em 1884 foi iniciada uma exploração de água mineral. Com a construção da barragem, o nível das águas aumentou, tendo sido necessário construir um estabelecimento hidromineral que mais tarde se tornou num hotel termal e numa fábrica de engarrafamento de água. Os clientes deste hotel eram transportados de barco. A água deste hotel tinha propriedades químicas muito boas. Esta era utilizada no tratamento de problemas de digestão, falta de apetite, infecções urinárias, diarreias, colites e outras doenças dos intestinos, diabetes e problemas gástricos. Não se sabe se a água mantém, ainda hoje, as suas características de valor no passado.

Após o 25 de Abril de 1974, o hotel foi abandonado e posteriormente ocupado pelos retornados das ex-colónias do Ultramar que contribuíram para a danificação do hotel. Não se sabe se a água mantém, ainda hoje, as suas características de valor no passado.

Ao longo dos últimos anos, várias foram as sugestões para recuperar o local, todavia nenhuma acabou por vingar.


https://imageshack.com/a/MmSz/1
Responder