Circuito Urbano de Valencia [Espanha]

Responder
Avatar do Utilizador
fidalgo
VIP
VIP
Mensagens: 293
Registado: 28 jun 2010, 18:55

Circuito Urbano de Valencia [Espanha]

Mensagem por fidalgo »

Em 2007, a cidade de Valência vivia em apoteose. Tinha vencido o concurso para a organização da America's Cup (visto que a nação da embarcação vencedora "Alinghi"-Suiça não tem mar) a outras cidades europeias (Lisboa incluído), e a alcaide tinha assinado um contrato de 7 anos para a organização de uma etapa do mundial de F1, a iniciar no ano seguinte, num circuito urbano (apesar de ter um autódromo a poucos kms da cidade) que abrangeria a zona do porto, recém recuperada para a America's Cup e uma zona industrial que utilizaria o circuito como impulso para a sua recuperação. O champanhe e optimismo abundavam em Valencia, que estava também a concluir outro avultado investimento (Ciutat de les Arts i les Ciències).

De 2008 a 2012, recebeu o GP da Europa de F1. As impressões sobre o circuito nunca foram muito positivas. Os pilotos não gostavam, e a intenção de lhe incutir a alma de um GP do Monaco (a observar pelas fotografias dos fins de semana), nunca foi bem sucedida.

Com a crise espanhola a acentuar, e a oposição a este investimento a apertar, a alcaide renegociou com o patrão da FOM, e conseguiu fazer com que a prova se realiza-se intercalando-a de 2 em 2 anos com o GP de Espanha. No entanto, na prática isso nunca aconteceu, e 2012 terá sido mesmo o ultimo ano em que os motores soaram no porto de Valência.

No inicio deste ano, uma reportagem do jornal "Marca", dava conta do saque a que as instalações do circuito tinham sido sujeitas. Sem haver qualquer vigilância, não terá sido dificil roubar tudo o que podia ter valor de mercado, quadros de luz, tampas de esgoto e fiação eléctrica principalmente.

link para a reportagem da "Marca":
http://www.marca.com/2013/01/23/motor/f ... 37864.html

Sem qualquer uso ou manutenção, o circuito parece irremediavelmente fora de qualquer calendário automobilista, sendo que o investimento para voltar a dotá-lo de todas as funcionalidades deverá ser avultado e incomportável actualmente para os cofres da cidade.
E as ervas daninhas vão tomando conta do alcatrão.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
http://www.20minutos.es/galeria/9895/0/ ... /valencia/
TJSN
Membro
Membro
Mensagens: 36
Registado: 31 dez 2010, 19:02

Re: Circuito Urbano de Valencia [Espanha]

Mensagem por TJSN »

É uma pena que isto aconteça, tanto dinheiro gasto para nada, mais valia retablizar o circuito com a organizaçãos de Track Days e provas do nacional, enfim. :cry:
Avatar do Utilizador
fidalgo
VIP
VIP
Mensagens: 293
Registado: 28 jun 2010, 18:55

Re: Circuito Urbano de Valencia [Espanha]

Mensagem por fidalgo »

TJSN Escreveu:É uma pena que isto aconteça, tanto dinheiro gasto para nada, mais valia retablizar o circuito com a organizaçãos de Track Days e provas do nacional, enfim. :cry:
Pois, mas além da pista, pouco mais deste circuito era permanente, e o que era passível de ser roubado foi-o. Tudo o resto, bancadas, rails, sinalização, etc, etc, etc, era tudo montado propositadamente para esse fim-de-semana por ano (até porque o circuito atravessa uma ponte móvel sob a qual as embarcações acedem ao porto de Valência). Como circuito foi um nado-morto.

E como referi no texto, a poucos kms de Valência, em Cheste, existe um autódromo permanente e certificado, com bastante utilização anual de diversas provas nacionais e internacionais, e que servirá também para esses trackdays.
Responder